quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Deixa comigo!

Bom dia: naturalmente vocês entendem que o tio Cesar (que já é avô desde fevereiro de 2010, mas insiste nessa bobagem de "tio") esteja um pouco afastado deste blog. Está cheio de ocupações domésticas, fazendo de conta que ajuda a mulher dele a arrumar a casa e fazer um monte de coisas. Por isso, aproveitei minha rápida passagem pela Escócia e o fato do computador estar ligado, sem ninguém por perto, para, mais uma vez, escrever um post no lugar dele.

Para aqueles que ainda não reconheceram o estilo, me apresento: Aristofanes Palhares, seu criado. Nelson Rodrigues difamou meu nome, qualificando-me, ou a algum de meus antepassados, de "Palhares, o canalha", mas vocês verão que ele foi completamente injusto. Porque sou, na verdade, uma flor de pessoa.

Mas vamos lá, que nosso tempo é precioso e daqui a pouco pode ser que o Landinho volte (é um dos apelidos de infância do Cesar Orlando e ele detesta ser chamado assim kkkk).

Tem monte de coisa interessante acontecendo ao redor e o tanso do CV nem nota. Por exemplo: na maternidade onde o neto dele nasceu, tem um lugar pra trocar os nenens. Quando alguém, depois de ver a cara do pequeno, não gostou, ou quando veio com algum defeito, é só ir no setor de troca de nenens. Olha só:

Clica nas imagens pra ver maior. "Baby change"= troca de beibis
A Marta e o Danilo deveriam ter dito que eram de Florianópolis, para serem acomodados no setor de ilhas ("Island Accomodation"), conforme se vê que existe, no cartaz abaixo.
Ilhas, antenas e gráfica?
Aliás, olhando para esse cartaz a gente vê que os hospitais públicos escoceses diversificam bastante o atendimento, decerto para poder ter outras fontes de renda, além do dinheiro da Rainha. Olha só: tem uma clinica de antenas e um setor de scanner. Não sei se é muito prático, mas, em todo caso, parece interessante: leva a mulher pra ter nenem e aproveita pra levar a antena pra dar uma garibada, no mesmo lugar. E scanner, como vocês sabem, é usado para digitalizar fotos, uma espécie de máquina xerox, que "fotografa" as imagens.

Mesão do bandejão
Ontem fui almoçar no bandejão da maternidade. Se nos restaurantes normais os escoceses e ingleses são conhecidos pela falta de talento culinário, imagina no bandejão. Que o Cesar não me leia (ele é todo cheio de dedos, bem Pollyanna, sempre vê um lado bom e acha que não se deve ofender o anfitrião), mas tinha um troço melequento e sem gosto, que serviam com pure de batatas, que não dava pra saber se era macarrão com queijo ou sopa de aspargos. Daí dei uma fugida pra comer fish and chips, que é peixe empanado com batata frita. Uma espécie de prato nacional, que eu tenho comido bastante porque lembra a bandeira brasileira quando eles colocam ervilhas. Olha só:
Quando o peixe fica sequinho, até que é bem bom.
Mas voltando ao hospital. Como não me deixam entrar em lugar nenhum, porque não sou parente e porque o "tio" me proibiu de ficar por perto da família dele, tenho que zanzar nos corredores onde visitantes são permitidos. Num deles, tinha um cartaz enorme, com muitas explicações sobre como é que funciona o sistema de saúde. Até fotografei um pedaço, pra comentar co vocês.
Nove semanas? Isso parece nome de filme!
Nessa parte do cartaz diz, mais ou menos o seguinte (podem confiar na tradução porque, afinal, tenho inglês básico e trabalhei muito tempo num trailer de lanches): mesmo se você tem um médico na família (olha o absurdo, tem que ter um parente médico!) tem que esperar pelo menos nove semanas para ser atendido por um especialista. E pra isso o médico da sua família inda precisa dar uma letra pro hospital, pra que o sujeito entre na fila. Em algumas especialidades (hematomas, neurotomas e neurosugestões) o prazo é menor e em outras, como oftalmologia; cirurgia no general (privilégio para militares?); ginecologia; ouvido, nariz e garganta (coitados, não usam a palavra brasileira otorrinolaringologia, que simplifica bastante a compreensão dessa especialidade); e urologia. E a gente ainda se queixa do SUS!

Ah, vocês sabem que tem duas coisas difíceis de encontrar nos hotéis baratos da Europa: geladeira no quarto e chuveiro. Parece que ninguém dá valor a um bom banho diário. E isso, que no começo incomoda, à medida em que a gente se ajusta à cor (e ao odor) local, vai deixando de ser um problema. O sábado é, de fato, o melhor dia para encher a banheira e esfregar com calma as partes. No resto dos dias, é só trocar a camisa de vez em quando.

Já a falta de frigobar, de uma geladeirinha, é mais chato. Mas no inverno a coisa tem saída. A Lúcia, que é quem escreve as piadas mais engraçadas que o "tio" usa como se fossem dele, sem dar crédito, chamou de "janeladeira" essa geladeira improvisada: como na rua raramente a temperatura passa dos 4º, qualquer coisa que fique na rua é como se estivesse dentro da geladeira. Não é genial a "janeladeira"?
Iogurte e refrigerante do lado de fora da janela. Bem geladinhos.
O único risco da janeladeira são as gaivotas enormes que existem por aqui e que comem ou carregam de um tudo. Por isso não dá pra colocar coisas muito apetitosas ali. Mas por enquanto está quebrando o galho. No verão, quando a temperatura sobe para insuportáveis 18º, fica meio difícil. Mas espero, até lá, já ter saído daqui.

Ah, vou ter que terminar, mas tem um segredo que preciso contar. O Cesinha está de olho numa roupinha nova. Quase todo dia passa pela vitrine e para. Já perguntou o preço umas quantas vezes. E tenho a impressão que assim que depilar meia perna (do joelho pra cima), vai começar a escolher o tartã mais adequado. Vai ser lindo, né não? Imagina num dia de vento sul!
Gostei mesmo foi da pochete!

Um comentário:

Maria Marta disse...

Eu já estava com saudades do Palhares!