sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O frio, esse desconhecido

Marta e Danilo nas ruínas do castelo de Stonehaven

Nós, os brasileiros (em especial os do sul), temos uma relação meio complicada com o frio. A razão, acho, é simples: como nossas casas não estão preparadas para o frio, acabamos vivendo 24h na temperatura ambiente. Se lá fora está 10 graus, dentro de casa estará, quando muito, 15 graus. Se não estiver ainda mais frio. Isso o tempo todo. E aí não tem quem aguente.

Quando a gente ouve falar em lugares que passam meses com uma temperatura externa de zero grau, pouco mais ou menos, tem até um arrepio porque nos imaginamos tremendo, dentro de casa, enrolados em cobertores, com aqueles puloveres grossos de lã. Passando frio.

E a realidade, nos lugares preparados para baixas temperaturas, é que se sente muito menos frio que nos invernos de Florianópolis.

O inverno aqui em Aberdeen não está muito rigoroso. Hoje, por exemplo, está uns 4 graus. Perto do Natal estava abaixo de zero (e nevou bastante). Mas já teve dia, no começo do mês, que chegou a 10 graus. Dentro de casa, contudo a temperatura é de cerca de 25 graus. Dá pra andar de camiseta de mangas curtas.

Pra ir do hotel até a casa da Marta, numa caminhada de menos de cinco minutos, coloco o casaco (um bem quentinho, que comprei no Canadá há quase dez anos), um gorro para cobrir a careca e as orelhas (orelhas e nariz são as primeiras coisas a congelar e cair :-)), luvas e um sapato ou botina impermeável (para o caso de ter gelo, barro, chuva ou neve). Coisas que, ao chegar, são tiradas e penduradas perto da porta de entrada. Dentro de casa, roupa "normal": nada de puloveres, casacos e outros agasalhos que costumamos usar no inverno florianopolitano.

Raramente a gente fica na rua mais de cinco minutos (sai de casa, entra no carro, desce do carro, entra no supermercado, etc). Nem dá tempo de sentir frio, se o casaco é apropriado.

Pra quem gosta de caminhar ao ar livre, ou vai passear em áreas abertas, é claro que é preciso cuidar um pouco mais com a roupa. Mas nada muito complicado (o segredo da roupa quentinha são as camadas: um cuecão sob a calça, uma boa camiseta sob a camisa, etc). E quando a gente está na rua há muito tempo e começa a sentir frio, é só entrar em qualquer lugar (uma loja, um pub, um shopping) pra se aquecer um pouco e depois continuar o passeio.

Ah, o ideal é comprar casacos, luvas, meias, etc, em cidades habituadas com o frio: as lojas oferecem material adequado, com bom isolamento térmico e bom preço. A maioria das "roupas de frio" que a gente encontra no Brasil não funcionam muito bem em temperaturas realmente baixas, com vento ou neve.

Eu e meu velho casaco, num cenário "noir".

Nenhum comentário: