domingo, 23 de janeiro de 2011

Notícias de casa

Por mais que a gente queira "se desligar", sempre acaba, quando em viagem, dando uma espiadinha em como vão as coisas "em casa". Agora, com internet disponível em todo lugar, com wi-fi e 3G, smartphones e tuíter, a tarefa é simples e rápida. Em poucos minutos a gente fica sabendo dos estragos da chuva, das mesmices ditas pelas "autoridades", da falta de prevenção e da luta dos abnegados que, na hora do desastre, ou pouco depois, sempre fazem a diferença.

Se fosse depender dos noticiários da TV local, ficaria sem saber notícias de casa. Aqui no UK, acompanhamos até com bastante detalhe as inundações da Austrália. Mas o desastre no estado do Rio mereceu poucos minutos, durante uns dois ou três dias e depois o Brasil voltou a submergir no esquecimento.

A única emissora de TV brasileira disponível para quem tem tv por asssinatura no Reino Unido é a Record Internacional. Grátis, no pacote básico da SKY. Ah, teoricamente também tem a Globo Internacional, mas pra assinar é uma chatice (tem que por outra antena, etc), além de ser caro paca (veja preços e condições aqui). Resultado: pra ouvir notícias em portugues brasileiro tem que ser com a turma do bispo. Bom, como eu não assistia a Record no Brasil, também não vejo aqui, exceto um ou outro trecho de noticiário. Mas tá ali, pra quem quiser.

Por falar nisso, a grade de programação da Record aqui na Europa (veja o site do canal aqui) inclui o "Fala Portugal" um programa transmitido em portugues de portugal. Não entendi direito. Concorrência com a RTP? Afinal, a clientela não seriam os brasileiros espalhados pelo mundo? Bom, deve ser algum projeto para familiarizar os brasileiros com o portugues europeu.

O fato é que, quando "em casa" a situação tá russa e a maioria está preocupada com as chuvas e suas consequencias, fico meio sem jeito de ficar falando de coisas nada a ver. Por isso, fico por aqui, desejo um domingo mais calmo pra vocês todos e volto amanhã com historinhas deste lugar aqui no norte do mundo onde não só não tem chovido como, pior, também não tem nevado.

Um comentário:

Mauricio e Clarice disse...

Cesar,
Remeto este para registrar nosso ponto.
Voce já deve ter visto no contador de acessos que estamos pingando aqui todos os dias, depois que você anunciou lá no DOC.
Estamos achando muito interessante os posts.
Numa pesquisa ao Google Earth, já localizamos onde se situa a cidade de Aberdeen (é bem ao norte, não?).
Ficamos esperando novos posts sobre a família e a cidade e seus costumes, afinal, o sangue jornalístico nunca vai para de transitar em suas veias.
Um grande abraço a todos e uma boa gestação e parto para a Marta.